Os efeitos do brincar começam a ser investigados pelos pesquisadores que consideram a
ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o
pensamento e a linguagem do outro.
ação lúdica como metacomunicação, ou seja, a possibilidade da criança compreender o
pensamento e a linguagem do outro.
Portanto, o brincar implica uma relação cognitiva e representa a potencialidade para interferir no desenvolvimento infantil, além de ser um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
O brincar permite, ainda, aprender a lidar com as emoções. Pelo brincar, a criança equilibra as tensões provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade, sua marca pessoal e sua personalidade.
Desta forma, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas
que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem.
que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomia de aprendizagem.
Para tanto, o saber escolar deve ser valorizado socialmente e a alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.
Com a utilização desses recursos pedagógicos, o professor poderá utilizar-se, por exemplo, de jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita em matemática e outros conteúdos, devendo, no entanto, saber usar os recursos no momento oportuno, uma vez que as crianças desenvolvam o seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída.
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